Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

Conselho da Semana 31/ 08 à 06/ 09/ 2020

 

Oi, meus amoreees!!!

Esta semana a energia estará intensa.

A lâmina do Sol fala de sucesso, conquistas, realizações... Mas também pode falar de uma certa arrogância, prepotência, etc.

Vale lembrar que o mesmo sol que te bronzeia e te deixa maravilhoso, pode ser o mesmo que também te manda pro hospital com queimaduras, insolação e que pode até levar a morte.

O ideal é sempre estarmos trilhando o caminho do meio.

Seja confiante, sim. Vá em busca dos seus sonhos e objetivos. Você é capaz! E não permita que outras pessoas apaguem o seu brilho.

Mas se for necessário, peça ajuda também. Pedir auxílio, não faz com que seu brilho se apague.

Seja honesto, verdadeiro, sincero. Faça e fale o que você de fato está pensando e sentindo. Mas lembre que para você se sentir bem, você não precisa diminuir o outro.

Caminho do meio. Sempre...


Linda semana a todos...

Beijinhos encantados.

Thita Oliveira


Amamentação e a Construção do Vínculo


Ouviu falar de Agosto Dourado? Este é o mês dedicado à amamentação ou aleitamento materno. Tem como objetivo reforçar os benefícios da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê.

Já perguntou para seus pais como foi este primeiro contato com alimento tanto para você quando para seus cuidadores? Será que este ato do início da vida pode moldar nossas relações pessoais, amorosas e, nossa relação com alimentação? Está correto se sua resposta for sim, pois os benefícios ou malefícios recebidos na infância tem reflexo na vida adulta.

Amamentação é considerada como uma das formas que o ser humano começa a estabelecer as relações emocionais. E seus benefícios vão desde valor nutricional para o bebê, favorecimento dos desenvolvimentos cognitivos e emocionais, estabelecimento do vínculo mãe-bebê, além de consequências positivas na saúde física e psíquica para mãe (Brasil, 2015).

No Brasil, segundo estudos divulgados em março de

2020 menos da metade das crianças brasileiras menores de seis meses de vida (45,7%) foram amamentadas exclusivamente com leite materno. Sendo que a recomendação do Ministério da Saúde é que a amamentação ocorra da primeira hora de vida até os 2 anos do bebê (Agencia Brasil, 2020).

Todavia, não é raro que várias mães desistam de amamentar por dificuldades geradas pela falta de informação, apoio, ou por questões estéticas, mas também por retonarem ao trabalho após a licença maternidade.

Acreditamos que a experiência da amamentação
precisa ser boa para mãe, pois consequentemente será para o bebê. Contudo, quase nenhuma mãe sabe como amamentar logo de cara, e isso é normal. Tudo vai depender da criança, do quanto à mãe produz de leite e como se adapta a nova rotina que pode ser prazerosa, ou causar ansiedade, insegurança, angústia. Colocando em risco o processo de vínculo mãe-bebê e bebê-mãe.

Quando falamos em vínculo, esta complexa relação vem sendo estudada por diversos autores, entre eles John Bowlby (2002), que compreende o vínculo tanto mãe-bebê, como bebê-mãe, ambos diferentes.

O vínculo mãe-bebê não é natural como se pensa. A mãe não nasce com esta característica estabelecida, mas é construído com o passar do tempo. Assim também, ocorre com a amamentação, pois é algo novo para os dois (mãe e bebê). É o primeiro ato que estabelece esta relação – olhar e acalentar o bebê no seu corpo – proporciona o vínculo, e constituindo a maternidade que é diferente para cada mãe.

Contudo, cabe resaltar que com a chegada do bebê é comum o surgimento de medos que gera grande ansiedade e, ou sintomas depressivos. Os “lutos” vivenciados pela mãe na transição da gravidez a maternidade: perda do corpo da gravidez, o não retono imediato ao corpo original, separação mãe/bebê, o bebê que a principio era idealizado e com o nascimento torna-se real e diferente do que foi idealizado, e o quando a mãe precisa deixa suas necessidades de lado para atender as necessidades do recém-nascido (Sarmento & Setúbal, 2003).


O bebê é incapaz de sobreviver sozinho e de suprir suas necessidades, por isso, depende exclusivamente de um adulto que proporcione alimentação, higiene, entre outros cuidados. Mas também, suporte emocional, como: a forma de segurar e manusear no momento da amamentação, possibilitando a sensação de acalanto e segurança sobre a mãe. Quando isso ocorre com uma pessoa frequente (mãe ou cuidador principal), é denominado por Bowlby como figura de Apego que é a fonte de proteção e segurança.

Contudo, o comportamento de apego começa a se manifestar a partir do terceiro mês de vida do bebê, mas só são percebidas no sexto mês, quando a criança emite resposta sobre a fala da mãe como, sorrisos ou balbucios. A falta destes cuidados que contribuem para formação do vínculo pode levar a um prejuízo na formação do vínculo, e como sabemos este prejuízo terá consequências no presente e, no estabelecimento de vínculos futuros na fase adulta.

Por isso, a amamentação é um ato de extrema importância. É o primeiro contato positivo que o bebê tem neste mundo hostil e perigoso. Ter alguém que possibilite este contato com segurança e proteção, acalentando e essencial para o vínculo sadio e eficaz na constituição dos vínculos futuros. Além de permitir que a mãe compreenda melhor as necessidades do recém-nascido, facilitando a construção das funções maternas. São comprovados os benefícios imunológicos, nutricionais e psicológicos para ambos e, proporciona que o vínculo possa ser cuidado e estabelecido positivamente.

 

 



REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS
BOWLBY, J. Apego: a natureza do vínculo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. v. 1, 493 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Cadernos da Atenção Básica. n.23. Saúde da criança: Aleitamento materno e aleitamento complementar. 2 ed., Brasília, Ministério da Saúde, 184p. 2015
SARMENTO, R.; SETÚBAL, M. S. V. Abordagem psicológica em obstetrícia: aspectos emocionais da gravidez, parto e puerpério. Revista de Ciências Médicas, 12(3): 261-268. out/2003
VALENTE, J. Menos da metade dos bebês foram amamentados apenas com leite materno. Brasília: Agência Brasil, 2020. <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-08/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-amamentacao>. Acessados em: 21/08/2020
Winnicott D. W. (2011). A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 4ª ed.

 


Psicólogo – CRP 06/111249

 Contato:

(11) 94082-7303

www.psicologodiegooliveira.com.br

psicologodiego.oliveira@gmail.com

 

Caridade na Umbanda

 

Olá! Meu Axé a todos!

Meu nome é Andréa e sou responsável pela Casa de Caridade 7 Forças de Olorum, um terreiro de Umbanda que fica na zona leste de São Paulo. Tenho 42 anos de idade e exatos 21 anos de santo. Me iniciei na Umbanda Omolocô em 1999 e após 5 anos nessa vertente, fui buscar novos conhecimentos. Fui apresentada a Umbanda Sagrada em 2009, onde aprendi muito em um terreiro que permaneci por 10 anos, sempre com muito amor e respeito pela casa e nossa religião. No início desse ano fundamos a Casa de Caridade 7 Forças de Olorum que é uma casa voltada a caridade em todos os seus mais amplos sentidos, desde o atendimento a moradores de rua com nossas ações sociais até o atendimento gratuito em nossas giras e rituais.

Nós somos umbandistas e a principal característica de nossa amada religião é o auxílio ao próximo. Mas você sabe o que é caridade de fato?

De acordo com uma consulta ao Wikipédia, Caridade é a doação voluntária de ajuda aos necessitados como um ato humanitário.


A Umbanda é a manifestação do Espírito para a prática da caridade, isso todos sabem, mas o que os umbandistas precisam entender é que a tal da caridade não é somente incorporar, trazer o guia para consolar e resolver o problema das pessoas. A verdadeira caridade se inicia quando você esclarece e mostra a verdade ao consulente, quando você propõe mudanças, indica saídas e melhorias para que ele próprio se ajude.

Se o consulente quer apenas que alguém que trabalhe por ele, esperando o “milagre” bater na porta, sinto muito em dizer que nenhuma magia, passe, banho, ebó ou sacudimento poderá ajudar.

Além de uma boa conversa para o entendimento do consulente, mostrar uma nova visão do caminho, indicar orações onde ele possa se fortalecer, banhos, velas e ritualísticas são primordiais para que a magia da Umbanda aconteça.

A caridade Umbandista inicia-se da entrega do médium ao Orixá, recebendo a energia do preto velho, a força do caboclo e a alegria de um erê. Quando ele se coloca à disposição da espiritualidade e traz à tona o amor pelo outro. Ensinar o outro a ver a vida de forma diferente e propor novos caminhos vai muito além do ajudar nos rituais.

Umbanda é caridade, mas a maior riqueza que os Orixás podem doar não é acessada através de uma oferenda, mas é sim encontrada no coração limpo, no terreiro simples e no abraço sincero.

Umbanda é uma imensidão de povos e culturas, uma imensidão de rostos. Umbanda é o todo!

É a banda que trabalha pelo UM!

Saravá a todos! Que Oxalá abençoe!

Aweto!


Andréa Campos

Dirigente Espiritual da

Casa de Caridade 7 Forças de Olorum

Céu da Semana - de 26/08 á 01/09/2020


Oi gente, como foi a semana de vocês ? 

Bom, essa semana que se inicia é o final do ciclo de Agosto e junto com este final nos despedimos do signo solar em Leão e damos boas vindas ao Sol em Virgem. Tempo de valorizar, cultivar, organizar e caracterizar as coisas que se quer. Virgem é um signo de Terra e que o próprio nome já se refere a sua função, separar e analisar o que continua e o que fica. Virgem rege as funções de praticidade em nossa vida, e esse Sol nos pede avaliação do que é apenas peso para nós e deve ser deixado ou o que vale a pena melhorar, adaptar para servir ainda melhor. Em meio a tantas mudanças é bom refletir sobre o que tem funcionado ou não na sua nova rotina.

A Lua fará um aspecto interessante com Vênus nessa semana, o que nos possibilita a  um contato maior com os sentimentos, ainda mais por Vênus estar em Câncer e além disso a Lua que ficou Nova em Leão, ficará Cheia no dia 02 de Setembro, propondo que “plantamos” o autoamor e colheremos os frutos da empatia, leveza e subjetividade. Como será essa colheita ? Como você tem se cultivado ? Preste atenção nessa semana até dia 02, para ouvir e sentir as suas necessidades que precisam de empatia e atenção. 

Mercúrio também permanece em Virgem, sugerindo uma aquietação no campo da linguagem para que falemos e ouçamos com mais atenção, mais pé no chão. Ouça com bastante atenção porque pequenas coisas faladas descrevem os detalhes das intenções, então se prepare e se comunique e ouça com cautela. Até porque o movimento de retrogradação de Marte começará a ser mais intenso.

Marte fez 2 encontros com os grandes planetas no céu, Júpiter e Plutão, no mês de Agosto e agora fará o terceiro com Saturno, dia 25/08.  Ou seja, se prepare pra uma semana intensa, onde você terá que guardar seus impulsos e prestar atenção nas responsabilidades que tem. Ambos, Marte e Saturno entram em quadratura exata e causam uma enorme de irritabilidade, impulso e iniciativa que terá que se conter, porque Saturno impõe responsabilidades e limites. Não tome nenhuma decisão grandiosa por agora, evite conflitos por mais que sinta a tensão e lembre-se que quem controla o destino é você.

A Astrologia nos sugere as interpretações dos movimentos do céu, podemos tomar como conselho e não como sentença. Se ouça e esteja aberto para os aprendizados que essa nova semana e novo mês tem pra você. Gratidão !

Caíque Massani  

Astrólogo e Tarólogo

Carta da semana 24/08 á 30/08

 

Atitude e Confiança. A Carta 33 da Chave tem o conselho mais útil de todos, porque mostra que só quem pode fazer ou desfazer algo é você. Tudo o que você deseja depende somente de você, a Chave nos traz a força de consciência para saber que mesmo uma não escolha é sim uma escolha, é a carta que nos diz que não importa pra onde eu fuja, eu tenho responsabilidade sobre o que é meu.  Se responsabilize por suas escolhas, decisões e atos. Saiba que você tem todas as possibilidades de alcançar o que é seu. As portas não se abrem ou se fecham sozinhas, você terá tudo o que precisa nessa semana para ser feliz e continuar firme, persista nos seus objetivos e tenha atenção para decidir nesta semana.

Caíque Massani

Astrólogo e Tarólogo 

  


BOA ALIMENTAÇÃO + ATIVIDADE FÍSICA = SAÚDE OU DOENÇA?

Boa alimentação aliada à atividade física são sinônimos de saúde e longa vida. Mas, será mesmo que a busca por uma alimentação saudável e exercícios físicos resultam em saúde? Compreendemos Saúde como um corpo magro e musculoso?

Muitas pessoas podem demonstrar uma preocupação excessiva com a alimentação saudável e com o corpo sarado e cheio de músculos. Podemos presenciar isso em conversas com amigos, e até entre celebridades que buscam este “corpo perfeito”.

A idealização exagerada do “corpo ideal” vem fazendo com que as pessoas sacrifiquem sua saúde e vida praticando de modo exagerado exercícios físicos e utilizando de dietas radicais para não dizer malucas. Isso compromete todo sistema digestivo, endócrino, e resultando no mau funcionamento cerebral, pois o corpo privado de nutrientes essenciais ao organismo compromete todo funcionamento do organismo.

Quando esta preocupação sai do controle impedindo a convivência social normal. Por exemplo, quando nos questionamos o quanto de colesterol, ou carboidrato, tal alimento possui? Ou ainda deixamos de ir a algum lugar, pois a comida que servem é calórica?

Os transtornos alimentares são quadros clínicos vinculados com o avanço tecnológicos, na medida em que os avanços ocorrem mais aumentam e surgem novos tipos de transtornos. Na maioria dos casos afetam em maior prevalência as mulheres, por terem uma maior cobrança socialmente instituída pelas pessoas que formam a sociedade. Todavia, em menor proporção recaem sobre os homens.

Para grande parte das pessoas, os hábitos podem parecer normais, mas se você fez ou conhece alguém que apresentam alguma característica abaixo:

  • Rotina inflexível de exercícios
  • Potes de suplementos alimentares
  • Alimentação restritiva
  • Horas de análise de rótulo de alimentos
  • Preocupação excessiva com a qualidade e a forma de preparo dos alimentos
  • Marmitas em qualquer evento social (casamento, cinema, reunião com amigos, etc)
  • Isolamento social
  • Ausência de prazer ao alimentar-se
  • Culpa ao quebrar ou furar a dieta

Parece que se identificou ou conhece alguém que apresenta tais comportamentos? Então vamos dar nome e explicar do que estamos falando: Ortorexia e Vigorexia.

Pessoas com Ortorexia buscam uma vida saudável, porém com extremas restrições alimentares, dedicando horas do seu dia para selecionar o melhor alimento, como prepará-lo, como preservar o alimento para ser consumido daqui a algumas horas, entre outras preocupações. Contudo, os alimentos ingeridos acabam não sendo o necessário para suprir as necessidades do corpo, resultando em outros problemas ou doenças como: anemia, baixa imunidade, falta de vitaminas; podem ficar sem comer caso não encontrem o alimento que consideram apropriados.

Diferente dos demais transtornos os ortoréxicos não estão preocupados com o “corpo perfeito”, mas trata-se de uma situação que a alimentação domina o pensamento e o comportamento. Podem apresentar: ansiedade, extremo autocontrole, são pessoas detalhistas.

A vigorexia é mais frequente entre os homens, e caracteriza-se pela insatisfação com a sua massa muscular, levando a prática constante de exercícios físicos, pensando somente no aumento de massa muscular e não na qualidade de vida. Consideram-se pessoas fracas, sempre em busca de como ganhar mais massa muscular. Neste objetivo utilizam de dietas ricas em proteínas, suplementos alimentares, e até mesmo esteroides e/ou anabolizantes. Mas insatisfeito com o corpo tende a aumentar cada vez mais as doses de esteroides, anabolizantes e pratica de exercícios que pode desenvolver desde lesões musculares, até doenças como: diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, e, caso nunca alcance a sensação de ter atingido seus objetivos, podem fazer uso abusivo da substância, até chegar a óbito.

Tanto a ortorexia quanto a vigorexia são transtornos alimentares que possuem tratamento. Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas são importantes para uma boa qualidade de vida, porém a busca excessiva do corpo perfeito é prejudicial para mente, e com isso, modificamos nossa vida para atender uma necessidade do outro. O equilíbrio é essencial para manutenção emocional, mental, físico, alimentar.

 

 



Diego Oliveira
Psicólogo – CRP 06/111249 

Contato: 
(11) 94082-7303 

www.psicologodiegooliveira.com.br 

Céu da Semana de 19/ 08 à 25/ 08


 

Oi gente, como foi a semana de vocês ? 

Que o astro Sol continua a brilhar em Leão todos nós já sabemos, o que não sabemos ainda é como colocar em prática tanta energia. O Sol estando em Leão, signo fixo de fogo, ganha muito mais força com o planeta Marte estando em Áries, seu guiado, signo cardinal também de fogo. Marte estando em Áries no mês de Agosto já nos sugere grandes impulsos, às vezes nos sentiremos mais irritados que o comum ou com mais tédio, porque queremos gastar mais energia, afinal, estamos com mais energia e disposição mesmo.

Isso se intensifica ainda mais essa semana, justamente porque acabamos de passar por uma Lua Nova em Leão. A Lua Nova é conhecida  por nos sugerir uma energia de inovação, realização, novas ideias e disposição, estando em Leão, isso se amplifica. Teremos energia e bom ânimo para recomeçar ou continuar, mas, como já dito cuidado. Precisamos colocar bastante luz da consciência em cima disso para aproveitar tanta energia. O elemento fogo pode queimar muito mais quente dessa vez ou pode fazer acender as maravilhas que guardamos. Seja como for, se prepare para a intensificação da energia deste elemento nesta semana. 

Tivemos já em Agosto a explosão em Beirute, diversas queimadas e revoltas pelo mundo e ainda vai surgir mais fatos envolvendo isso, como erupções e etc. O que isso significa? Há uma grande energia marciana sobre a Terra até Janeiro de 2021, podemos focar e direcionar ela para que possamos impulsionar tudo o que precisa em nossa vida. A lua após passar por Leão, entra em Virgem e segue até dia 26/08 até o signo de Sagitário. Vamos aproveitar essa pausa ígnea entre os signos de Leão e Sagitário para organizar, observar, amenizar, ponderar e aprofundar mais as coisas com que queremos gastar realmente toda essa energia. Mais uma vez repito: “Precisamos colocar bastante luz da consciência em cima disso para aproveitar tanta energia.”

Para aproveitar e poder falar um pouco de Mercúrio e Vênus, temos coisas interessantes que começam a começar, rs. Mercúrio entrará em Virgem, seu guiado, e essa troca de Leão para Virgem acontecerá bem perto ao Sol, logo, essa energia estará em conjunção ao Sol, que possamos aproveitar as qualidades virginianas junto ao Sol de organização, planejamento e ponderação para às nossas questões, principalmente àquelas ligadas a fala, a saúde da comunicação e as questões de organização e compreensão do mundo e das relações. Organize o que quer fazer e como quer fazer, com quem quer estar e porque quer estar. Estando em meio a energia marciana e ariana que deixam o chão bem quente pra pisar, ter um planeta pessoal entrando em um signo de terra, é literalmente a chance de relaxarmos e enraizarmos as nossas certezas, principalmente aquelas de como faremos as coisas.

Vênus por sua vez está em Câncer e essa semana faz quadratura com Quíron, descoberto recentemente e pouco conhecido e estudado na astrologia, Quíron rege a grosso modo nossas feridas mais doidas. Esse aspecto nos chama para nós novamente. O campo afetivo agora ao mesmo tempo que pode estar bom e favorável, pode estar também bem tenso. Questões do passado voltarão e tudo sobre nossa própria autoestima começa a reverberar. Isso pode fortalecer ainda mais os relacionamentos ou mexer, definitivamente, nas feridas mais profundas das relações. Esteja você com alguém ou não, sozinho ou não, você levantará algo sobre suas questões de autoestima e questões afetivas.


Lembre-se que se precisar estamos aqui. 

Boa semana!


Caique Massani

Astrólogo e Tarólogo


 

Conselho da semana - 17/ 08 á 23/ 08/ 20

 Feminilidade, delicadeza, sedução e sentimentalismo. 

O Conselho da lâmina número 29 é para que sejamos mais carinhosos, cuidadosos, harmoniosos com o outro e principalmente com a gente mesmo. 

Autoestima, amor próprio, fazer o que faz a gente BEM é o segredo dessa carta que trás todo Sagrado Feminino. 

Sentimentos verdadeiros, bons e reais devem ser exaltados nessa semana, faça-os reais. 

Empatia e Amor !


Caíque Massani

ANOREXIA E BULIMIA: DA PERFEIÇÃO À MORTE

 

Cotidianamente no consultório um assunto abordado é o corpo, principalmente quando está chegando às festas de fim de ano ou após uma data comemorativa onde a comida é um elemento importe para comemoração: aniversários, festas típicas, natal, réveillon, carnaval, ou simplesmente a expectativa do verão e suas festas e comemorações.

Indiferente do gênero a imagem refletida no espelho é um grande incomodo. Contudo, quero deixar claro uma grande diferença por trás desta “desagradável aparência”. Para o homem tem um aspecto com a saúde física e seus prejuízos futuros; para a mulher é como a impedisse de algo, e isso é real tendo em vista o valor que a sociedade tem no corpo escultural feminino, ainda mais quando a mesmo utiliza da afirmação masculina para validar o seu corpo.

Outra diferença que se apresenta para mim durante as sessões é a forma como o corpo perfeito será alcançado. Para o homem a busca de uma dieta alimentar que não tire os prazeres do dia-a-dia é buscada aliada com exercícios físicos (academia, esporte). Já para algumas mulheres são dietas milagrosas cercadas de restrições, ausências de refeições, desprazer ao comer. Além de procedimentos estéticos que apresentam um resultado rápido.

A preocupação com o corpo “perfeito” é algo alarmante, pois esta preocupação pode prejudicar a vida em um todo. Os transtornos alimentares possuem sintomas parecidos, mas inicia com medo exacerbado de engordar, acarretando na preocupação exagerada com o peso e a forma do corpo. O aparecimento da anorexia ou bulimia é associado à insatisfação corporal, baixa autoestima e influência social e midiática.

Certamente, você está pensando o que este artigo tem a ver com você. Todavia, a linha que separa uma dieta saudável e os transtornos alimentares é muito fina e muito próxima. Tudo começa com comportamentos pequenos (vômito, laxantes e/ou diurético para que haja essa perda de peso), e quando damos conta não conseguimos sair disso sozinho, ou não temos consciência que estamos colocando nossa vida em risco. Por isso é importante entender para ajudar outras pessoas, ou a si mesma a não colocar a vida em perigo.

 A anorexia é uma distorção da autoimagem corporal. Possui como característica principal o medo mórbido de engordar, então, realiza hábitos preventivos para manter o corpo desejado com restrições alimentares. Com crises de ansiedade e ou estresse. Há dois tipos de anorexia: Restritivo – comportamento restritivo ligado a dietas; Purgativo – episódios de compulsão alimentar (come tudo e muito) e/ou comportamento perigosos como vômitos autoinduzidos, o abuso de laxativos e de diuréticos.


A bulimia tem como característica a valorização da imagem corporal exagerada que a torna distorcida do real. É como se a pessoa com bulimia visse sempre a necessidade de perder peso, e/ou medidas do corpo, enquanto na realidade é completamente diferente. Tudo se inicia na compulsão alimentar (come muito e tudo que tem vontade – sensação de prazer), e depois uma intensa sensação de vergonha, culpa, desejo de autopunição, vômito induzido, uso de laxativos e de diuréticos. Gerando um quadro de crise de ansiedade e/ou estresse.

Portanto, a diferença entre os dois transtornos é que na ANOREXIA a pessoa tem a ausência ou baixo consumo de alimentos, ficando um grande espaço de tempo sem ingerir alimentos para atingir seu ideal de corpo desejado. Já na bulimia tem uma grande ingestão de alimentos e em seguida tende a usar laxantes ou vômito para remover o que foi ingerido. Podemos Encontrar pessoas que apresentam anorexia com episódios de bulimia podem receber o diagnóstico de anorexia e bulimia.

COMO IDENTIFICAR?

Há alguns sintomas que podem nos ajudar a identificar se você ou alguém próximo sofre destes transtornos.

Anorexia

·        Peso baixo;

·        Restrições alimentares severas;

·        Busca intensa por um corpo cada vez mais magro;

·        Medo extremo de ganhar peso;

·        Percepção de autoimagem distorcida;

·        Interrupção do ciclo menstrual.

 

Bulimia

·        Inflamação na garganta (causada pelo vômito);

·        Inchaço nas glândulas salivares;

·        Empobrecimento da saúde dental;

·        Irritação intestinal;

·        Desidratação;

·        Refluxo gástrico.

 

EXISTE CURA?

Há muitos estudos dentro da medicina, psicologia, contudo não se chegou até hoje a um consenso sobre a causa. Então, não temos uma formula ideal para o tratamento, o que se sabe é que o tratamento varia de cada pessoa, pois há graus diferentes dentro de cada transtorno.

A boa notícia é que há cura para estes transtornos e a psicologia juntamente com outros profissionais da saúde exerce um papel importante na recuperação, pois o ponto central é a autoimagem e o autoconhecimento. O psicólogo, psiquiatra e nutricionista são fundamentais para o tratamento. Então se você ou alguém próximo esta enfrentando algum desses problemas e ainda não encontrou saída, procure um profissional para ajudar. Lembre-se: NÃO SEJA TÃO DURA COM VOCÊ E COM SEU CORPO, VOCÊ NÃO MERECE!!   

 


Diego Oliveira

Psicólogo – CRP 06/111249 

Contato: 
(11) 94082-7303 

www.psicologodiegooliveira.com.br

Céu da Semana - 12/ 08 à 19/ 08/ 2020

 


Oi gente, como foi a semana de vocês ? 

O Sol continua a brilhar no signo de leão e não podemos deixar de aproveitar isso. A Lua nesta quarta-feira está em gêmeos, o que nos sugere uma dimensão maior para entender nossos sentimentos e de algum modo expressá-los. A dimensão da expressão, da comunicação e das engrenagens que influenciam nossa esfera da oratória e entendimento estão também em leão. 

O planeta Mercúrio em leão nos sugere um modo de falar mais bonito, mais simpático, levantando em consideração o eu. Queremos expressar e expressar bem, de modo que se faça entender de fato, com claridade. Leão é um signo de fogo regido pelo Sol, logo, traz claridade à tudo que precisa. Essa combinação entre Lua, Mercúrio e Sol em posições de signos fogo-ar pode também causar na nossa comunicação uma espécie de combustão ou egoísmo, onde mesmo sem querer, acabamos expressando que importa mais o que eu quero e não o que o outro quer, mas isso depende de cada mapa. 

A lua nesta semana começa com um aspecto de oposição ao signo que levanta no horizonte, o signo ascendente, que é sagitário, isso pode nos causar e influenciar muita agitação durante a semana, principalmente para aqueles que têm esses signos fortes em seu mapa natal. Mas, assim como o ascendente, a Lua também muda rápido, e entre 12 à 19 de Agosto ela irá de gêmeos à virgem, sugerindo uma agitação nos sentimentos, em querer expressá-los em um primeiro momento e em um segundo momento após se ter expressado tentar de algum modo organizar-se internamente. 

A Vênus mergulha e avança ainda mais em câncer, estabelecendo lembranças e talvez laços com pessoas e memórias do passado. Vamos acessar muito nossas raízes ao longo dessa Vênus e devemos tomar cuidado com isso, pois, à medida que nossas relações estão ganhando intensidade e confiança, aliás câncer traz essas qualidades, o Sol está em trígono com Marte e ambos somam suas qualidades ígneas, dando assim uma maior impulsividade, que pode porventura, afetar de modo forte as estruturas bem aspectadas que a Vênus em câncer sugere. Um trânsito é feminino, lento, cauteloso e o outro é masculino, vigoroso e rápido, então temos aí uma tensão, cuidado.

Lembre-se de respeitar os seus sentimentos e seu modo de ser à medida que respeita isso também nas outras pessoas. É um mês longo como sabemos, há aspectos de tensão nesse mês e ao mesmo tempo é bom mês para reflexão sobre si e seu espaço, então cuidado nessa linha tênue entre Eu-Outro e não se anule. Lembre-se que se precisar estamos aqui. Boa semana!


Caíque Massani

Astrólogo e Tarólogo

Conselho da semana - 10/ 08 á 16/ 08/ 2020

 Olá, meus amores!!!


Esta semana, trazemos a energia da lâmina 34 dos Peixes.

Esta carta, fala sobre abundância, profundidade, prosperidade.

E como conselho, é também uma carta que pede para que tenhamos organização sobre nossas coisas, especialmente sobre as finanças.

Para isso se faz necessário a prática concreta das ideias e projetos. Afinal de contas, nada cresce sem cultivo e organização. A reflexão a se fazer é: "Quais pendências eu tenho ? O que devo organizar para prosperar ?"

Por tanto, dentro do conselho, essa lâmina pede para que você foque na prática dos seus propósitos, para eles crescerem. 

Esta carta também pede para que confiemos mais no nosso valor. Confiarve colocar em prática aquilo que acreditamos só nos faz crescer. Não é preciso ser materialista ou egoísta, só consciente.


Caíque Massani

O que os transtornos alimentares podem afetar nossa vida


Durante este mês daremos início a artigos que possuem a temática dos distúrbios alimentares e como eles podem afetar diretamente nossa vida. Contudo, antes de retratarmos o tema temos que falar sobre alimentação.
Quando falamos sobre transtornos alimentares pensamos automaticamente na quantidade de comida, porções, aspectos econômicos. Não é apenas o que se come ou quantidade, mas como se come.


Quanto tempo você tem para comer?
Pergunto isso, pois o ato de comer sofre muitas mudanças dependendo do ritmo de vida de cada pessoa. Se alimentar passou a ser um ritual solitário realizado rapidamente e qualquer horário do dia, muitas vezes o assunto durante a refeição parece mais uma reunião com o chefe do que um ato prazeroso. Identificou-se? Se sim, é um sinal de alerta.


Como está sua relação com seu corpo?
A valorização extrema da magreza ou do “corpo perfeito” introduzido pela moda e pela mídia é compreendida como um fator, pois aguçam os sentimentos de insatisfação com o próprio corpo.
Entretanto, os distúrbios alimentares como outros transtornos alimentares possuem múltiplos fatores: genéticos, ambientais, culturais, sociais, psicológicos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, distúrbios alimentares atinge cerca de 2,6% da população mundial. No Brasil, aproximadamente o dobro da taxa mundial, sendo 4,7% da população tem algum tipo de transtorno alimentar, corresponde a mais de 9 milhões de brasileiros, sendo mais recorrente entre jovens de 14 a 18 anos.
Entre os jovens do Estado de São Paulo, 77% apresentam propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, segundo levantamento da Secretária Estadual da Saúde. Cerca de 49% das pessoas que apresentam o transtorno são obesas, sendo que 15% são obesas mórbidas.


O que é Distúrbio Alimentar?
É um transtorno mental que apresenta comportamentos alimentares que atua negativamente a saúde física e mental do sujeito. Tais como a redução extrema da ingestão de alimentos (diminuição de comida), ou da compulsão de alimentos (comer demais), a pessoa também experimenta sentimentos de angústia, culpa, raiva, ou preocupação com o corpo, peso ou forma.



Existem vários tipos de Transtornos Alimentares segundo o CID 10 (Classificação Internacional de Doenças), DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), OMS (Organização Mundial da Saúde). Contudo, vamos abordar alguns durante o mês:

Anorexia Nervosa - caracteriza-se por uma rejeição alimentar. Geralmente se inicia com uma dieta.

Bulimia Nervosa - caracteriza-se por uma ingestão exagerada e rápida de alimentos, acompanhado por um sentimento de perda de controle.

Vigorexia - caracteriza-se pela preocupação excessiva em ganhar massa muscular, tornando-se forte.

Ortorexia - caracteriza-se pela preocupação excessiva com alimentação saudável. O paciente apresenta medo excessivo em de adoecer, deixando de ingerir vários alimentos. 

Quais os sintomas e o que fazer?

Certamente você conhece alguém que sofre deste transtorno, ou está passando na sua mente alguém que pode estar sofrendo. Não é? Se sim, vamos entender melhor por que isso ocorre e como ajudar.
A forma como a pessoa se alimenta, seja o excesso ou a falta de alimento expressa aquilo que nem mesmo a pessoa sabe como sentir. Sua válvula de escape é a comida. O comportamento de recusa ou ingerir uma quantidade excessiva de alimento, ou de determinados alimentos, provocar vômitos, são silenciosos e é extremamente importante ficarmos atentos ao nosso redor, pois isso pode ocorrer onde menos esperamos.
O diagnóstico precoce é muito importante, pois pode prevenir consequências desastrosas futuras. É de extrema importância um grupo multidisciplinar envolvendo psiquiatra, psicólogo e nutricionista a fim de garantir a saúde física, e mental.
O psicólogo é importante dentro desta equipe, pois é o profissional que irá trabalhar as causas e consequências do transtorno na vida social, cultural, e psicológica, pois na maioria das vezes os distúrbios são resultados de desequilíbrios emocionais, autoimagem, e autoestima distorcida da realidade.
Na semana que vem vamos abordar alguns dos transtornos citados acima, explicando melhor e outros menos conhecidos.







Diego Oliveira
Psicólogo – CRP 06/111249
 Contato: (11) 94082-7303
www.psicologodiegooliveira.com.br

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com