O Sol que adentrou o signo de Libra sugere a nós ponderação. Sol em Libra, que é um signo de ar e de ritmo cardinal nos propõe um impulso em compreender o outro, a entender outros pontos de vista além do nosso. O signo de Libra abre neste décimo mês do ano a diplomacia, a equivalência e a equidade. É um excelente momento para revermos nossas últimas decisões e reconsiderar o outro, caso este esteja sendo prejudicado, machucado ou até mesmo sendo não sendo levado em consideração.
O Sol está em oposição a Marte que está em Áries, mas ainda assim Marte no movimento de retrogradação dá ainda mais ênfase na REVISÃO dos nossos projetos. O que eu estou querendo fazer é realmente o certo? É o melhor para mim e também para o arredor? É o momento certo de agir, ou devo e posso esperar? Não é necessariamente um período que diz para repensar porque está errado o que decidimos, mas é sim um movimento e trânsito que sugere que repensemos para quando agir, agir com certeza e convicção. Nesta semana também Saturno volta ao movimento direto, ou seja, sai da retrogradação. Mais uma movimentação que sugere a paciência, bem provavelmente porque quando repensamos e estruturamos nossos próximos passos eles frutificam. Saturno está em Capricórnio e ambos são arquétipos de estrutura, firmeza e responsabilidade. A energia no momento é realmente cardinal, energia de inícios, porém é iniciar o que vai estruturar, é iniciar com paciência para ter dano zero ou a menor porcentagem de danos, é momento de espera e cautela.
Mais uma novidade na semana é a Vênus entrar em Virgem e Mercúrio estar entrando em retrogradação no signo de Escorpião. Vênus nos sugere no campo dos afetos a análise. Análise do que tem te nutrido nas relações, análise das coisas que andam te dando prazer e análise até sobre a saúde e autocuidado. É momento de recolhimento nos afetos para se plantar e analisar o que deve prosseguir ou deve realmente ser jogado fora. E Mercúrio em movimento retrógrado representa um caos no raciocínio lógico das coisas do mundo, né ?! Os processos ficam mais lentos, as máquinas respondem tardiamente, os entendimentos ficam confusos e tudo isso carregado de uma energia escorpiana é na verdade colocar um tempero gostoso de profundidade e intenções nas entre-linhas.
Se o impulso de fazer acontecer de um Marte em Áries já nos solicita uma certa coragem, o poder da fala neste momento é exatamente o que pode te levar pra um desastre de impulso e transformação no aspecto mais denso ou te fazer entender exatamente qual as intenções do externo e como usar isso a seu fazer para agir. O momento inteiro do céu solicita e suplica uma quietude, então respeite esse ritmo e principalmente seu ritmo pessoal.
E para fechar o céu desta semana, temos Quíron em Áries e no dia 01 de Outubro de 2020 uma Lua Cheia no signo de Áries. Ou seja, teremos no céu Quíron, Marte e Lua em oposição ao um Sol em Libra (Sol mediador e ponderador). Será momento no final desta semana de AÇÃO em meio a um mar de responsabilidade com o outro. Essa ação não necessariamente deve ser externa, Quíron nos propõe tocar em feridas necessárias e feridas que nos fazem crescer e com uma lua em potência Cheia sugere realmente uma ação no interno, ação sobre o que te nutre, uma ação no campo interno dos sentimentos e afetos. Como você tem agido por você? Como você tem cuidado do ‘Eu’ ? Como está sua Lua, sua emoções? Pois bem, é hora de rever isso e na potência ariana no final desta semana agir por e para você.
Seguimos nesse 2020 tão intenso juntos. E lembre-se que para mais informações complexas sobre astrologia e decolonidade estou aqui.
Caique Massani
Astrólogo e Tarólogo