Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

Sereias ou Sirenas? Mulher Peixe ou Mulher Pássaro?

Olá e boas-vindas!
Gostou da curiosidade da semana passada? Hoje tem mais estórias e mitos para você. 

O mito/estória que vou abordar será sobre um elemental do ar, que devido ao termo utilizado em diversas regiões pode ser confundido com elementais da água. Mas Li sobre quem o que você está falando? 

Estou falando das Sirenes que muitas vezes, quando a palavra é traduzida principalmente no Google aparece como Sereia, mas, são duas criaturas totalmente diferentes.

Inclusive o termo Sirene é muito usado para sinalizar um som estridente, semelhante a um uivo que, antigamente era muito usado para sinalizar a passagem de carros de bombeiros, ambulâncias etc.



Na mitologia grega, as sirenas são a combinação de mulher com pássaro em variadas formas. Alguns a retratavam como mulheres com asas, outros diziam que era um pássaro só com a cabeça de mulher, outros as viam como metade para cima mulher, metade pra baixo pássaro.

As sirenas (ou siren) eram a companhia de Persephone e ganharam asas de Demeter para procurar Persephone quando esta fora sequestrada. 

Outra versão é que Demeter, na verdade, castigou as sirenas por terem deixado Persephone cair nas mãos erradas. As sirenas também eram conhecidas como as musas do submundo, uma vez que eram extremamente perigosas e usavam suas encantadoras vozes para atrair homens para a morte.
Como a maior parte desses homens eram marinheiros, muitos as confundiam com as sereias ou nereidas, que eram seres metade mulher, metade peixe. Aliás, nas lendas mais antigas, as sereias nem sequer cantavam. Quando a tradução veio para outras línguas, incluindo a portuguesa, acabaram não considerando essa diferença e estabeleceram todas apenas como sendo sereias. Já em espanhol ou italiano, por exemplo, sirena significa sereia.

Isso acontece tanto, principalmente dentro da cultura moderna, que se você pesquisar no Google BR “sirena” só irá aparecer imagens de sereias. Já na língua inglesa eles usam o nome “siren” para as sirenas e “mermaid” para sereias, o que seria o correto, apesar de existirem algumas lendas irlandesas que usam o nome “siren” para contar histórias de mulheres com cauda de peixe.

Podemos dizer que é um verdadeiro caso de confusão devido a um telefone sem fio, como muitas das estórias/mitos eram passados verbalmente, muito se perdia e muito se inventava, criando várias versões para um mesmo termo.

Gostou? Semana que vem tem mais.
Beijinhos encantados

Lili Persinoto

Fontes de Pesquisahttp://sereismo.com/ por Camila Gomeshttps://pt.wikipedia.org/wiki/Sirene https://repositorio.ufmg.br/ - Tese de Mariana Mortoza

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com