Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

Ciúme: zelo, cuidado que pode romper a liberdade




Porque não atende meu telefonema? Porque visualiza minhas mensagens e não responde? Porque não curtiu minha publicação?


Certamente tais perguntas como estas já passaram sobre sua mente, e até foram verbalizadas em algum momento. Mas, que sentimento é este? De onde se origina este sentimento intenso e muitas vezes doloroso?


Entende-se tal sentimento por Ciúme.
A palavra ciúme provém do grego zelus, na concepção original significa: zelo, cuidado. Isso explica a confusão criada em torno do significado da palavra em português na tentativa justificar como cuidado. Contudo é fadada ao fracasso, pois que cuidado ou zelo é este que rompe a liberdade do outro.

O ciumento transforma uma fantasia em realidade. Não consegue perdoar, tão pouco confiar. Caso não exista algum motivo no momento presente, ele cria em sua mente.  Acessa o passado, e até mesmo projeta um futuro que não existe como forma de justificar e sustentar uma compreensão irracional, tudo resultado de uma imaginação angustiada.

Observamos três pontos de análise da imaginação angustiada. Primeiro: a certeza que a pessoa amada será perdida; Segundo: não sou tão importante como pensava; Terceiro: existe um rival que deve ser combatido e vencido. Mas, neste embate o outro vence, pois é sempre mais forte.

Pode surgir de forma Moderada – há uma tensão (sentimento de angústia) e posteriormente relaxamento, como se estivesse “resolvido o ciúme”; ou Intensa – quando ocorrem tentativas da resolução do ciúme, mas sem sucesso, pois há o retorno do sentimento. Tudo é relativo a fases do passado que não foram resolvidos e ou falta de confiança em si próprio. As formas moderada e intensa do ciúme podem ser descritas quando afeta apenas o sujeito ciumento.

Todavia, É imprescindível esclarecer que o ciúme existe principalmente como patologia, quando se torna obsessão – a pessoa afetada desta tensão exige do outro coisas que limitam sua liberdade, como, por exemplo: agressões verbais, agressões físicas, e ou agressões psicológicas (É uma violência que ocorre sempre em uma relação desigual de poder, em que o agente exerce autoridade sobre a vítima, sujeitando-a a aplicação de maus tratos mentais e psicológicos de forma contínua e intencional. Podem aparecer na forma de explicações, exigências, normas de conduta, privações, chantagem, etc).

Procurar um profissional em saúde mental tem um papel fundamental, uma vez que se trata de uma doença psíquica que possuem raízes profundas que devem ser analisadas, questionadas, refletidas, e resignificadas para alcançar a maturidade emocional para si, para a relação, e sociedade (seja você o ciumento, ou a vítima do ciúme).

Os casos emergenciais de violência ou assédio devem ser comunicado pelo telefone 190, a qualquer hora do dia ou da noite. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia: a própria vítima, vizinhos, parentes ou quem estiver presenciando, ouvindo ou quem tenha reconhecimento do fato. Para os casos não emergenciais, Disque 180 (canal de Violência Doméstica), ou o Disque 100 (canal dos Direitos Humanos) também recebe denúncias e oferece orientações.

Uma nova campanha contra a violência doméstica permite que a vítima relate os maus-tratos que sofre de forma silenciosa e discreta. Basta se dirigir a uma farmácia e marcar um “X” vermelho na mão é possível denunciar que está sofrendo agressões.


Referências bibliográficas:
MALLMANN, Cleo José. Ciúmes: do normal ao patológico. Estud. psicanal.,  Belo Horizonte ,  n. 43, p. 43-49, jul.  2015 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372015000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em  29  jun.  2020.
MILHOMEM, Flora Lamarão da Silva; SANTOS, Tiago Taveira; KOBAYASHI, Tereza Cristina Martins. O ciúme patológico nos relacionamentos amorosos: um olhar psicanalítico. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 9, n. 1, 2019, p. 13-22. Disponível em <http://periodicos.unincor.br/index.php/iniciacaocientifica/article/view/3008/10951353>. Acessos em 29 jun. 2020.





Diego Oliveira

Psicólogo – CRP 06/111249

www.psicologodiegooliveira.com.br
psicologodiego.oliveira@gmail.com

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com