Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

Descontrole financeiro tem a ver com Psicologia?


Dando continuidade com o artigo da semana passada, entendemos que a autoestima tem total influencia sobre meus ganhos financeiros e o sucesso na carreira. Contudo, hoje vamos entender o que a descontrole financeiro e a saúde mental tem em comum e, como ela pode ser aliada ou adversária da temida fatura do cartão de crédito.
Você sabia que o descontrole financeiro pode se originar no problema que as pessoas têm em relação ao dinheiro? Certamente você já ouviu isso antes ou tem até “consciência” deste fato, mas não se identificou com a questão, então vamos entender melhor, quantas vezes você já fez compra por impulso e acabou comprando itens totalmente desnecessários? Ou comprou algo para comer que depois se arrependeu? Ah, agora entendeu melhor do que estamos falando.
Tal fato é mais comum do que se pensa, o problema é que só “entendemos” quando já compramos ou comemos algo por impulso. Isso ocorre porque o processo de marketing é movido pela emoção, desde cores, cheiros, local, sensação, poder, prazer, e precificação utilizada para a propaganda. Estamos envolvidos emocionalmente com o produto e se você não tiver tudo sob controle, corre um enorme risco de comprometer sua vida financeira.
É ai que a psicologia pode te ajudar, pois ajudará você a entender a cauda. Identificar e tratar a origem faz com que a possibilidade de realizar escolhas corretas aumentará e, principalmente, conseguirá lidar melhor com o dinheiro. Pode também estar relacionada ao nosso passado, a forma como nossos cuidadores lidavam com dinheiro e ou descontrole financeiro, ou até o controle excessivo dele.
Há um grande tabu quando falamos em dinheiro, e não é diferente quanto tratamos tal fato no consultório, pois ouço diferentes histórias: cuidadores que tinha tudo extremamente controlado, e filhos descontrolados financeiramente, ou o oposto, pessoas extremamente controladas com muito dinheiro que vieram de família descontroladas financeiramente, contudo não aproveitam o dinheiro que possuem; e famílias que passam por problemas financeiros e os filhos com salários altos, mas não assumem nenhuma conta da casa. Por mais que seja complicado entender a princípio o que fica claro é o que problema esta mais enraizado e aí a psicologia pode ajudar muito.
O que pode causar o descontrole financeiro?
Quando o assunto é dinheiro os especialistas afirmam que pode causar diferentes reações, tudo depende de nosso passado refletindo no presente projetando o futuro, desde uma grande tristeza até uma enorme alegria.
O primeiro passo para entendermos o problema financeiro é o que causou:
·        Compras por impulso
·        Imprevistos
·        Má gestão do dinheiro
·        Falta de planejamento financeiro
Problemas emocionais mais frequentes que podem levar ao descontrole das finanças
Existem diversos problemas ligados a fatores emocionais que podem levar a problemas financeiros, mas separamos os mais frequentes:
·        Compras de forma compulsiva
·        Não fazem a mínima ideia dos seus gastos nem dívidas
·        Mais preocupados em mostrar os seus bens para outras pessoas
·        Apesar de todos os esforços, nunca conseguem ter uma reserva financeira
·        Não se sentem bem em ter dinheiro
·        A autoestima está correlacionada ao seu poder de comprar, ou viajar.
Como a psicologia pode ajudar

Nos itens listados acima podemos entender que esta relacionada a dois pontos: desequilíbrio emocional, e pensamento somente no presente, aqui agora.
Lembre-se que no início do artigo falamos que o marketing envolve exclusivamente emoção, então, o descontrole emocional pode levar-nos a comprar produtos desnecessários, pois a razão é colocada de lado e agimos impulsivamente, pensando somente em nossa satisfação agora: “Nossa precisava mesmo desta bolsa”, ou “Olha que sapato lindo, combina com a roupa que tenho”, ou ainda “Depois deste dia estressante que tive no trabalho preciso comer este bolo, um dia só não tem problema”. Esquecemos que hoje pode não ter problema, mas a fatura do cartão ou o dinheiro gasto tem influencia sobre o mês todo.
Contudo, podemos modificar tais hábitos no dia a dia, mesmo com pouco dinheiro, é possível guardar alguma coisa. Ter uma reserva financeira é extremamente importante.
1.  Monte um planejamento
Na correria de nossas vidas, nem paramos para entender onde está indo nosso salário, isso é muito perigoso, porque gastamos nosso dinheiro com alguns produtos desnecessários, seja o que for, e qual valor possui, pois não gastamos todo nosso dinheiro em um único item, mas em várias coisas com preços pequenos, por exemplo, o bolo, o doce, a blusinha da promoção, etc. E, quando somamos todos esses itens certamente dará um valor bem alto.
Anote em uma planilha de preferência todos os gastos separando os gastos fixos (contas mensais, parcelas que realizamos, etc), e despesas eventuais. Desta maneira vai entender onde pode estar gastando além do necessário, e refletir onde pode reduzir ou eliminar.
2.  Reduzir as despesas
Em seguida com a planilha de gastos podemos analisar onde podemos reduzir ou eliminar os gastos. Mas, podemos ir além e diminuir contas fixas, como por exemplo, como reduzir o consumo de energia elétrica, ou a conta de água – diminuindo o tempo de banho, ou ainda o consumo do pacote de internet que nem utilizamos. Pode parecer pouco, mas este pouco pode fazer diferença no final do mês. Lembre-se que nosso pensamento deve estar no futuro e não no presente.
3.  Quite suas dívidas
Você tem consciência de suas dívidas e ou, para quem está devendo? Acrescente em sua planilha financeira o montante de onde e o valor que deve, especificando as parcelas. Procure renegociar para baixar os juros, principalmente se for de cartão de crédito ou cheque especial, pois os juros são altíssimos. Aqui vale a pena analisar, pesquisar empréstimos pessoais, pois apresentam taxa de juros bem menor.
4.  Poupe todos os meses
Trace metas, objetivos para que cada mês você possa reservar uma parte do seu dinheiro, seja qual valor seja, podemos iniciar com valor baixo e aos pouco vamos elevando. Principalmente nos dias atuais ter uma reserva emergencial é prioridade.
Se mesmo depois de realizar isso que mencionei ainda encontrar dificuldade em manter suas finanças em ordem, procure ajuda para entender o real problema e modificar tal atitude frente a esta questão financeira, pois o problema pode não estar no planejamento e sim na relação que tem com o dinheiro que passa por diversas questões que pode ser no desequilíbrio emocional, autoimagem, autoestima, fatos do passado. 


Diego Oliveira
Psicólogo – CRP 06/111249

Contato: (11) 94082-7303
www.psicologodiegooliveira.com.br

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com