Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

INFLUENCIA DA AUTOESTIMA SOBRE O DINHEIRO


Fim do mês está chegando e com ele às contas de água, luz, supermercado, gás, são contas de todos os meses, e com elas ainda têm o tão temido cartão de crédito. Quando somamos os valores nos amedrontamos: “E agora o que faremos? O dinheiro será suficiente?”. E para quem está endividado o sofrimento é ainda maior. Se você acredita que falta de dinheiro pode deixar alguém doente, acertou.

A pesquisa The Employer’s Guide to Financial Wellness 2019, realizada no Estados Unidos indicam que pessoas com constante preocupação com falta de dinheiro são 4 vezes mais propensas à depressão e têm 3,4 mais chances de ter ataques de pânico ou ansiedade. No levantamento, que entrevistou mais de 10 mil trabalhadores, foi constatado que quem sofre com a falta de dinheiro (ou insegurança financeira) têm 8 vezes mais chances de passar a noite em claro.


         Já passou por isso em algum momento da vida? Então, vamos falar sobre o que pode ocorrer antes desta preocupação ou distúrbios psicológicos. Vamos falar de ALTOESTIMA.

          Analiso durante as sessões de terapia no consultório de psicologia uma característica predominante nas pessoas: o quanto as pessoas não se conhecem. Sabem falar mais do outro do que dela mesma. Faça este exercício se olhe no espelho e respondam a pergunta: “Quem é você?”, contudo, entendam não quero saber o que você faz (professora, estudante, mãe, empresária, pai, etc), ou o que falam de você, quero que procurem quem você é pelo seu olhar.

          Autoestima é esta avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. Pode vir carregada de crenças, emoções e comportamentos associada. Para o filosofo e psicólogo William James, o “si mesmo” pode ser dividido em: descritivo, chamado de autoimagem; e valorativo chamado de autoestima. Está divisão proposta pelo autor pode ser compreendida como descritivo são os aspectos físicos, como enxergamos nosso corpo refletido no espelho; e o valorativo está relacionado aos aspectos da nossa personalidade.

          Quando não temos consciência de quem nós somos, podemos ficar alienados à fala do outro. Podemos dizer que o ser humano alienado na fala do outro é quando ele está incapaz de pensar ou agir por si próprio, ou seja, o que o outro diz sobre ele é compreendido como a verdade (“todos falam que sou um desastre com dinheiro”), inconscientemente é uma anulação das ideias e pensamentos próprios do próprio sujeito. Ou experiências traumáticas relacionadas a dinheiro (o desequilíbrio financeiro dos nossos cuidadores, ou carências das necessidades básicas na infância/juventude).

          Não se sentir competente no trabalho, não
assumir responsabilidade sobre a vida e agir por impulso, medo de arriscar, sentimentos conturbados, são alguns dos gatilhos que interferem e influenciam no baixo desempenho no trabalho. Consequentemente, a promoção tão desejada não foi concretizada, ou a entrevista não teve a resposta positiva.  É neste momentos que a vida exige um discernimento e controle emocional para resolver os problemas. Porém, é cobrado um controle emocional justamente quando o estado psicológico está em desequilíbrio.

          Por isso, o suporte psicológico ajuda no autoconhecimento e consequentemente nos livramos das falas dos outro e eventos traumáticos que carregamos conosco no decorrer da vida. Vamos desenvolvendo recursos emocionais a fim de manter o equilíbrio mental frente às adversidades, auxiliando a aceitar os fatores que não podemos mudar e ao mesmo tempo contribui para estabelecer uma nova ordenação dos pensamentos.

          Ao manter a organização psíquica conseguimos usar a capacidade mental para pensar em estratégias para sair do problema, assim como uma boa capacidade de regular as emoções. Quem mantém um acompanhamento psicológico consegue encarar melhor os conflitos e tem mais chances de persistir e se abrir para novas necessidades.



Diego Oliveira

Psicólogo – CRP 06/111249

Contato:
(11) 94082-7303
www.psicologodiegooliveira.com.br

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com