Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

Tem gente com problemas mais graves que o seu

Já ouviu esta frase de pessoas ditas “bem intencionadas”? Pode parecer estranho, mas essa frase é muito mais comum do que se pensa, mas revela uma grande insensibilidade e, principalmente um desconhecimento sobre DEPRESSÃO

A depressão ocorre exclusivamente quando estamos vivenciando períodos difíceis de mudanças desagradáveis ou rupturas repentinas, como por exemplo, divórcio, desemprego, morte de uma pessoa querida, etc. Pode iniciar com um acontecimento ou uma somatória de episódios.

Estes acontecimentos são os chamados de gatilhos que desencadeias uma serie de sintomas. Entre eles, um é predominante o humor deprimido (tristeza, desanimo e pensamentos negativos recorrentes), ou perda de interesse por coisas que antes eram prazerosas. Outros sintomas podem ser somados a alteração do sono, apetite e perda de peso, cansaço, falta de concentração. Estes são alguns exemplos que a pessoa deprimida pode apresentar. Contudo, devem ocorrer predominantemente todos os dias durante duas semanas, para que seja considerado e diagnosticado como depressão.

Todavia, pode parecer estanho pensar que um acontecimento ou somatória de eventos externos tem a capacidade de causar um problema mental, mas é isso mesmo. Tais fatos como, problemas financeiros ou conjugais, desemprego, perda de uma pessoa querida alteram estruturas cerebrais.

Nosso cérebro contém cerca de 86 bilhões de neurônios que se comunicam entre si. Esta comunicação ocorre graças aos neurotransmissores que são hormônios que nosso corpo produz. Por exemplo, como caminhões que transportam estas informações de um neurônio para o outro.

A depressão é a falta ou perda significativa desses neurotransmissores. Que são a Serotonina - atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas; e a Noradrenalina – responsável por preparar o corpo em situações de emergência, em momentos de estresse, susto, surpresa e fortes emoções, também atua sobre o sistema cardiovascular aumentando os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo. A depressão é também um fator de risco a diversas doenças, principalmente as cardíacas, incluindo infarto.

Alguns sintomas da depressão

  1. Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente;
  2. Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo;
  3. Irritabilidade;
  4. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo;
  5. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades;
  6. Diminuição da energia ou fadiga;
  7. Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões;
  8. Dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais;
  9. Apetite e / ou alterações de peso;
  10. Redução do interesse sexual;
  11. Dores e sintomas físicos difusos como mal estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia, sudorese;
  12. Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio.

Tratamento 

Assim que notarem a presença dos sintomas depressivos, é importante procurar um médico para que ele possa avaliar e diagnosticar da maneira correta e eficaz a depressão. Isso reduz os possíveis danos que a depressão pode causar que vai desde uma tristeza, desesperança até o suicídio ou problemas cardíacos.

O tratamento conta com antidepressivos para regular e normalizar os níveis de serotonina, noradrenalina e outros hormônios que nosso corpo necessita. Juntamente com psicoterapia. Aqui quero resaltar à importância do acompanhamento do psiquiatra e do psicólogo para eficácia e o sucesso do tratamento. Pois, a medicação contribui para regular e normalizar o corpo doente, e a psicoterapia para auxiliar na mudança de estilo de vida, e ser o suporte para enfrentamento, superação da depressão.

Identificou-se ou conhece alguém que apresenta estes sintomas? Compartilhe!

Pedir ajuda ou ajudar é um passo de extrema coragem!




Psicólogo – CRP 06/111249

 Contato:

(11) 94082-7303

www.psicologodiegooliveira.com.br

psicologodiego.oliveira@gmail.com

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com