Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

O que os transtornos alimentares podem afetar nossa vida


Durante este mês daremos início a artigos que possuem a temática dos distúrbios alimentares e como eles podem afetar diretamente nossa vida. Contudo, antes de retratarmos o tema temos que falar sobre alimentação.
Quando falamos sobre transtornos alimentares pensamos automaticamente na quantidade de comida, porções, aspectos econômicos. Não é apenas o que se come ou quantidade, mas como se come.


Quanto tempo você tem para comer?
Pergunto isso, pois o ato de comer sofre muitas mudanças dependendo do ritmo de vida de cada pessoa. Se alimentar passou a ser um ritual solitário realizado rapidamente e qualquer horário do dia, muitas vezes o assunto durante a refeição parece mais uma reunião com o chefe do que um ato prazeroso. Identificou-se? Se sim, é um sinal de alerta.


Como está sua relação com seu corpo?
A valorização extrema da magreza ou do “corpo perfeito” introduzido pela moda e pela mídia é compreendida como um fator, pois aguçam os sentimentos de insatisfação com o próprio corpo.
Entretanto, os distúrbios alimentares como outros transtornos alimentares possuem múltiplos fatores: genéticos, ambientais, culturais, sociais, psicológicos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, distúrbios alimentares atinge cerca de 2,6% da população mundial. No Brasil, aproximadamente o dobro da taxa mundial, sendo 4,7% da população tem algum tipo de transtorno alimentar, corresponde a mais de 9 milhões de brasileiros, sendo mais recorrente entre jovens de 14 a 18 anos.
Entre os jovens do Estado de São Paulo, 77% apresentam propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, segundo levantamento da Secretária Estadual da Saúde. Cerca de 49% das pessoas que apresentam o transtorno são obesas, sendo que 15% são obesas mórbidas.


O que é Distúrbio Alimentar?
É um transtorno mental que apresenta comportamentos alimentares que atua negativamente a saúde física e mental do sujeito. Tais como a redução extrema da ingestão de alimentos (diminuição de comida), ou da compulsão de alimentos (comer demais), a pessoa também experimenta sentimentos de angústia, culpa, raiva, ou preocupação com o corpo, peso ou forma.



Existem vários tipos de Transtornos Alimentares segundo o CID 10 (Classificação Internacional de Doenças), DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), OMS (Organização Mundial da Saúde). Contudo, vamos abordar alguns durante o mês:

Anorexia Nervosa - caracteriza-se por uma rejeição alimentar. Geralmente se inicia com uma dieta.

Bulimia Nervosa - caracteriza-se por uma ingestão exagerada e rápida de alimentos, acompanhado por um sentimento de perda de controle.

Vigorexia - caracteriza-se pela preocupação excessiva em ganhar massa muscular, tornando-se forte.

Ortorexia - caracteriza-se pela preocupação excessiva com alimentação saudável. O paciente apresenta medo excessivo em de adoecer, deixando de ingerir vários alimentos. 

Quais os sintomas e o que fazer?

Certamente você conhece alguém que sofre deste transtorno, ou está passando na sua mente alguém que pode estar sofrendo. Não é? Se sim, vamos entender melhor por que isso ocorre e como ajudar.
A forma como a pessoa se alimenta, seja o excesso ou a falta de alimento expressa aquilo que nem mesmo a pessoa sabe como sentir. Sua válvula de escape é a comida. O comportamento de recusa ou ingerir uma quantidade excessiva de alimento, ou de determinados alimentos, provocar vômitos, são silenciosos e é extremamente importante ficarmos atentos ao nosso redor, pois isso pode ocorrer onde menos esperamos.
O diagnóstico precoce é muito importante, pois pode prevenir consequências desastrosas futuras. É de extrema importância um grupo multidisciplinar envolvendo psiquiatra, psicólogo e nutricionista a fim de garantir a saúde física, e mental.
O psicólogo é importante dentro desta equipe, pois é o profissional que irá trabalhar as causas e consequências do transtorno na vida social, cultural, e psicológica, pois na maioria das vezes os distúrbios são resultados de desequilíbrios emocionais, autoimagem, e autoestima distorcida da realidade.
Na semana que vem vamos abordar alguns dos transtornos citados acima, explicando melhor e outros menos conhecidos.







Diego Oliveira
Psicólogo – CRP 06/111249
 Contato: (11) 94082-7303
www.psicologodiegooliveira.com.br

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com