Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

ANOREXIA E BULIMIA: DA PERFEIÇÃO À MORTE

 

Cotidianamente no consultório um assunto abordado é o corpo, principalmente quando está chegando às festas de fim de ano ou após uma data comemorativa onde a comida é um elemento importe para comemoração: aniversários, festas típicas, natal, réveillon, carnaval, ou simplesmente a expectativa do verão e suas festas e comemorações.

Indiferente do gênero a imagem refletida no espelho é um grande incomodo. Contudo, quero deixar claro uma grande diferença por trás desta “desagradável aparência”. Para o homem tem um aspecto com a saúde física e seus prejuízos futuros; para a mulher é como a impedisse de algo, e isso é real tendo em vista o valor que a sociedade tem no corpo escultural feminino, ainda mais quando a mesmo utiliza da afirmação masculina para validar o seu corpo.

Outra diferença que se apresenta para mim durante as sessões é a forma como o corpo perfeito será alcançado. Para o homem a busca de uma dieta alimentar que não tire os prazeres do dia-a-dia é buscada aliada com exercícios físicos (academia, esporte). Já para algumas mulheres são dietas milagrosas cercadas de restrições, ausências de refeições, desprazer ao comer. Além de procedimentos estéticos que apresentam um resultado rápido.

A preocupação com o corpo “perfeito” é algo alarmante, pois esta preocupação pode prejudicar a vida em um todo. Os transtornos alimentares possuem sintomas parecidos, mas inicia com medo exacerbado de engordar, acarretando na preocupação exagerada com o peso e a forma do corpo. O aparecimento da anorexia ou bulimia é associado à insatisfação corporal, baixa autoestima e influência social e midiática.

Certamente, você está pensando o que este artigo tem a ver com você. Todavia, a linha que separa uma dieta saudável e os transtornos alimentares é muito fina e muito próxima. Tudo começa com comportamentos pequenos (vômito, laxantes e/ou diurético para que haja essa perda de peso), e quando damos conta não conseguimos sair disso sozinho, ou não temos consciência que estamos colocando nossa vida em risco. Por isso é importante entender para ajudar outras pessoas, ou a si mesma a não colocar a vida em perigo.

 A anorexia é uma distorção da autoimagem corporal. Possui como característica principal o medo mórbido de engordar, então, realiza hábitos preventivos para manter o corpo desejado com restrições alimentares. Com crises de ansiedade e ou estresse. Há dois tipos de anorexia: Restritivo – comportamento restritivo ligado a dietas; Purgativo – episódios de compulsão alimentar (come tudo e muito) e/ou comportamento perigosos como vômitos autoinduzidos, o abuso de laxativos e de diuréticos.


A bulimia tem como característica a valorização da imagem corporal exagerada que a torna distorcida do real. É como se a pessoa com bulimia visse sempre a necessidade de perder peso, e/ou medidas do corpo, enquanto na realidade é completamente diferente. Tudo se inicia na compulsão alimentar (come muito e tudo que tem vontade – sensação de prazer), e depois uma intensa sensação de vergonha, culpa, desejo de autopunição, vômito induzido, uso de laxativos e de diuréticos. Gerando um quadro de crise de ansiedade e/ou estresse.

Portanto, a diferença entre os dois transtornos é que na ANOREXIA a pessoa tem a ausência ou baixo consumo de alimentos, ficando um grande espaço de tempo sem ingerir alimentos para atingir seu ideal de corpo desejado. Já na bulimia tem uma grande ingestão de alimentos e em seguida tende a usar laxantes ou vômito para remover o que foi ingerido. Podemos Encontrar pessoas que apresentam anorexia com episódios de bulimia podem receber o diagnóstico de anorexia e bulimia.

COMO IDENTIFICAR?

Há alguns sintomas que podem nos ajudar a identificar se você ou alguém próximo sofre destes transtornos.

Anorexia

·        Peso baixo;

·        Restrições alimentares severas;

·        Busca intensa por um corpo cada vez mais magro;

·        Medo extremo de ganhar peso;

·        Percepção de autoimagem distorcida;

·        Interrupção do ciclo menstrual.

 

Bulimia

·        Inflamação na garganta (causada pelo vômito);

·        Inchaço nas glândulas salivares;

·        Empobrecimento da saúde dental;

·        Irritação intestinal;

·        Desidratação;

·        Refluxo gástrico.

 

EXISTE CURA?

Há muitos estudos dentro da medicina, psicologia, contudo não se chegou até hoje a um consenso sobre a causa. Então, não temos uma formula ideal para o tratamento, o que se sabe é que o tratamento varia de cada pessoa, pois há graus diferentes dentro de cada transtorno.

A boa notícia é que há cura para estes transtornos e a psicologia juntamente com outros profissionais da saúde exerce um papel importante na recuperação, pois o ponto central é a autoimagem e o autoconhecimento. O psicólogo, psiquiatra e nutricionista são fundamentais para o tratamento. Então se você ou alguém próximo esta enfrentando algum desses problemas e ainda não encontrou saída, procure um profissional para ajudar. Lembre-se: NÃO SEJA TÃO DURA COM VOCÊ E COM SEU CORPO, VOCÊ NÃO MERECE!!   

 


Diego Oliveira

Psicólogo – CRP 06/111249 

Contato: 
(11) 94082-7303 

www.psicologodiegooliveira.com.br

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com