Siga o Baralho Cigano e Magia nas Redes Sociais

Para agendar sua consulta, entre em contato via WhatsApp com os Elfos do Baralho Cigano e Magia. A Aurélia ou o Caíque que são dois fofos e lindos.

Magias do dia-a-dia

A Magia está presente na vida de TODOS e o tempo todo. Aprender a lidar com a magia que te cerca, te ajudará a alcançar seus objetivos com mais facilidade, pois O Universo Conspira a Seu Favor!

Vamos falar de suicídio ?

Setembro é o mês mundial dedicado à prevenção do suicídio, chamado de Setembro amarelo. O assunto já foi um grande tabu dentro da sociedade, mas ainda enfrenta grande resistência em falar sobre o assunto pela falta de informação, mais principalmente pela grande dificuldade na identificação de sinais.

Segundo da dos da OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2014 – último levantamento da instituição – no Brasil, 10.631 pessoas cometeram suicídio. Sendo que 90% poderiam ter sido evitados. Outra característica importante é o gênero: para cada dez suicídios, oito são cometidos por homens e dois por mulheres.

Afim de, obter novos dados sobre o tema, o CQM (ComunicaQueMuda), a agência monitorou as redes Twitter, no Instagram, no YouTube, no RSS e no Facebook, ao longo de 29 dias em maio deste ano e contabilizou 103.923 relatos e depoimentos sobre suicídio. Isto indica um aumento em relação a 2017 que foi de 6,3%, saltando para 23,5% em 2020.

Frente aos novos dados apresentados podemos observar uma mudança de comportamento quando falamos de suicídio.

Este aumento expressivo é importante, pois abre portas para que o tema seja debatido resultando na compreensão correta frente ao sofrimento psíquico. Todavia, cabe avaliar se neste espaço público é o adequado, visto que são relatos, história de vida que certamente contem traumas. 

Estamos vivendo um período de grande isolamento, distanciamento das pessoas. Todas ou grande parte da nossa vida foi alterada, acarretando em estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade. E quando o sofrimento é intenso e continuo nossa saúde mental esta comprometida, maiores são as chances do suicídio.

O sofrimento insuportável leva a pessoa a ter esperança na morte como alivio e único caminho para encerrar seu sofrimento. Qualquer pessoa pode pensar em algum momento da vida em suicídio, contudo é algo que chegou repentinamente, e vai embora. Mas, se persistir, e o suicídio for uma saída viável, então, é o momento de pedir ajuda.

É fundamental entender que a pessoa que compreende o suicídio como finalidade não se move pela vontade de dar cabo da vida, mas, é o desejo de dar fim ao sofrimento profundo, e intenso. Certamente, já ocorreram diversas tentativas destes pensamentos cessarem, no entanto, até agora foram inevitáveis. Apesar disso, é possível buscar outro caminho, transformar essa esperança na morte em impulso para vida. Entendendo as coisas, se redescobrir e resignificar os traumas.

Conhece alguém que esteja passando por isso, ou, caso seja você, recomendo pedir ajuda para alguém próximo de confiança. E mas que tudo, procure ser atendido e avaliado por um profissional da área de saúde mental.

Pedir ajuda ou ajudar é um passo de extrema coragem!


Psicólogo – CRP 06/111249

 Contato:

(11) 94082-7303

www.psicologodiegooliveira.com.br

psicologodiego.oliveira@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão por deixar seu recadinho aqui.
Suuuuuuper beijo
=(^.^)=

Pesquisar este blog


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com